Blog

Bolo mousse sem glútén com ganache

Ingredientes

Massa
8 ovos (claras e gemas separadas);
440 g de açúcar;
600 g de chocolate 50% de cacau;
320 g de manteiga sem sal, mais um pouco para untar;
120 g de cacau em pó, mais um pouco para polvilhar.

Ganache
400 ml de creme de leite fresco;
80 ml de mel;
90 g de manteiga sem sal derretida;
500 g de chocolate 35% de cacau;
100 g de chocolate 63% de cacau.

Modo de fazer

Massa

Preaqueça o forno a 170°C. Unte três fôrmas de 15 cm de diâmetro com manteiga e polvilhe cacau em pó. Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria. Reserve.
Bata as gemas com metade do açúcar, até esbranquiçar e ficar fofo. Bata as claras com a outra metade do açúcar, até formar picos firmes. Misture as gemas ao chocolate derretido. Acrescente metade das claras batidas e misture com batedor de arame, enquanto polvilha o cacau. Adicione o restante das claras e misture. Coloque a massa nas fôrmas e leve para assar por 15 a 25 minutos. Remova do forno e deixe os bolos esfriarem.

Ganache
Leve ao fogo alto o creme de leite fresco com o mel, até que levante fervura. Retire do fogo, adicione a manteiga e despeje sobre os chocolates para derreter. Bata tudo até que fique homogêneo. Despeje em um recipiente plano, como uma assadeira, e cubra com filme plástico em contato. Coloque na geladeira ou deixe descansar em temperatura ambiente por 30 minutos.

Montagem
Retire os bolos das fôrmas. Monte as camadas: entre um e outro disco assado, recheie com a ganache (use 1/3 de cada vez). Cubra com ganache, usando um bico de confeiteiro.

Serve 8 pessoas
Tempo 40 min

Fonte: Lucas Corazza / Revista Casa & Jardim

Sorry, the comment form is closed at this time.